Hidratação do corpo no inverno merece atenção


Tanto ao ar livre quanto em ambientes internos, hidratar-se é essencial em qualquer época do ano

Cuidar da hidratação é uma preocupação frequentemente associada aos dias de verão, sol e calor.

A necessidade de manter-se hidratado em temperaturas mais altas é verdadeira – mas o que muitas pessoas esquecem é que ela procede, também, nas outras estações, especialmente no inverno.

Isso porque durante a exposição do corpo às baixas temperaturas há um maior gasto calórico pela briga do organismo em manter a temperatura interna estável – daí a principal razão que faz com que a preocupação com a reposição de líquidos deva existir mesmo no inverno, já que a perda de líquidos em repouso e durante alguma atividade continua ocorrendo.

Como todas as funções metabólicas do organismo dependem da água para serem bem-sucedidas, algumas orientações de especialistas devem ser levadas em conta na estação mais fria do ano.

Hidratar-se vai além do que apenas ingerir líquidos – exige um contexto que possibilite uma reposição de água ao corpo de forma constante. Um das dicas é manter a alimentação adequada.

A ingestão de fibras, minerais e vitaminas – utilizando verduras, legumes e frutas ricas em água – beneficia o organismo e acaba diversificando as formas de hidratação.

Outra orientação é hidratar a pele com produtos à base de ureia e glicerina, que são altamente hidratantes. Áreas sensíveis, como olhos, nariz e lábios, requerem cuidados especiais para que não haja ressecamento.

Também é aconselhável diminuir a temperatura da água ao tomar banho, pois água quente deixa a pele mais seca – sendo sugerida a utilização de sabonetes especiais ou óleos para banho.

Estimado tanto no verão quanto no inverno, o ar condicionado é mais um dos vilões da desidratação. O aparelho vai contra o preceito da umidificação do ar defendido por quem entende do assunto – já que esses ambientes acabam ressecando, principalmente, as vias aéreas superiores, criando uma atmosfera propícia a infecções, como faringite, laringite e rinite.

Mesmo não sendo a única, a orientação central, inevitavelmente, é beber líquidos com frequência.

A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se, para um adulto, cerca de dois ou três litros por dia – sempre respeitando o limite de absorção do organismo e ingerindo os líquidos com intervalos.

Cuidados também ao ar livre
Engana-se quem pensa que apenas em ambientes internos é necessário ingerir água no inverno.

Os adeptos a passeios ou corridas em parques ou praças – bem como quem precisa se deslocar a pé também a trabalho – devem sempre ter por perto pontos de hidratação.

As tradicionais garrafas de águas são as mais aconselháveis. Porém, muitas pessoas acabam esquecendo os acessórios e dependem da disponibilidade de fornecimento de água de qualidade nesses locais públicos. 

Pensado justamente para suprir essa carência, um equipamento que fornece água quente e gelada de forma gratuita a população auxilia no cumprimento das dicas de hidratação.

Idealizado pela empresa gaúcha Icehot, o mobiliário urbano é instalado em espaços públicos sem custos para o município – que arca, apenas, com água e energia elétrica para o funcionamento, já que mídias patrocinadoras mantêm os equipamentos.

Beber cerca de 500 ml de água de 2 horas a 30 minutos antes do exercício é um bom primeiro passo para garantir um treino seguro ao ar livre. Para quem for passear, a dica de ingestão permanece a mesma de lugares internos. 

Vantagens do Icehot
Os benefícios que o Icehot traz aos locais onde é instalado ficam a disposição de forma gratuita à população.

Com uma história de empreendedorismo recente – iniciando em abril de 2018 – a empresa de Bento Gonçalves já emplaca 20 equipamentos instalados em 12 municípios do Rio Grande do Sul.

São mais de 100 marcas anunciantes nos Icehot’s espalhados pelo Estado. Isso permite que a startup já prospecte seguir aumentando o número de cidades com o equipamento em 2019.

Para além do fator quantitativo, a marca preza pela qualificação do equipamento – sempre aliando rigorosos processos de controle qualitativo da água ao belo design proposto pelo mobiliário.

Assim, a comunidade tem acesso à água quente e gelada, 100% filtrada, durante 24 horas por dia, através do sistema que funciona como uma espécie de bebedouro.

Mais informações sobre as facilidades da empresa podem ser obtidas pelo site www.icehot.net.br.

Texto: Exata Comunicação


Hidratação do corpo no inverno merece atenção Hidratação do corpo no inverno merece atenção Reviewed by Barbara Ribeiro on julho 04, 2019 Rating: 5