Desidratação, porque pode fazer mal a sua saúde



Desidratação, algo que você deve evitar, entenda porquê!

Uma pessoa desidratada, com frequência sente dor de cabeça, cansaço e tontura, além disso, por ficar com um volume menor de sangue no organismo, o que pode afetar o funcionamento do coração.

E se essa desidratação se prolongar por muito tempo, pode causar até a morte.

Quais são os sintomas que seu corpo está desidratado:
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Mal-estar
  • Desmaio
  • Boca seca
  • Pele seca
  • Sede

Mas afinal, o que desidratação?

É ter no corpo uma quantidade de água abaixo do necessário para o bom funcionamento do nosso organismo.

Em estudo recente conduzido pela Danone Research, pesquisadores avaliaram o consumo da bebida em 13 países, incluindo o Brasil. Os resultados apontam que tomamos, em média, 1.830 mililitros de líquidos por dia, mas apenas 42% do volume, ou 769 mililitros, seria proveniente de água pura. Bem longe, portanto, dos cerca de 2 litros que nos incentivam a ingerir.

Os dois sintomas mais conhecidos da desidratação são a boa ressecada e a urina amarelada, porém quando nosso corpo chega nesse ponto, é que já estamos num nível alto de desidratação, pois o nosso corpo está trabalhando com menos água que o necessário para funcionar bem.


Se você sente sede com muita frequência, entenda porque deve acionar o alerta!

Ficar com a boca seca frequentemente já é sinal de desidratação e indica uma rotina errada no consumo de água. Se isso acontece com você, é sinal que bebe uma quantidade muito menor do que o necessário, para saber a quantidade ideal para você, basta calcular o seu peso por 35 mls de água.

Então se você pesa 75 kg, precisa beber 2,6 litros de água por dia.


A desidratação favorece a retenção de líquidos e sódio no corpo. Isso porque estimula a liberação de vasopressina — hormônio produzido quando o organismo não está hidratado, o qual induz os rins a “segurarem” a água no corpo e reduzirem a urina. Como resultado, os líquidos ficam concentrados em áreas subcutâneas e formam edemas e imperfeições na pele. Um exemplo que pode ser citado é o aparecimento de celulite.

Em crianças e idosos, o risco de desidratação é maior, entenda o porquê.

Nosso cérebro dispara um sinal de sede quando identifica que os rins estão com pouca água, quando uma pessoa se hidrata pouco, os rins passam a eliminar menos xixi para reter o que ainda tem no corpo.

Esse centro regulador da sede em nosso cérebro, nas crianças ainda não está bem desenvolvido e nos idosos já não funciona tão bem, por isso devemos lembrá-los de beberem água com frequência.


E como evitar a desidratação

Primeiro, bebendo 35 mls de água por kg corporal, além de água pura, você também pode se hidratar com água de coco natural, frutas e vegetais, sais não refinados (melhora a absorção de água nas células) e bebidas isotônicas (ricas em sais minerais e componentes naturais).

Ok? 

Se gostou, beba um copo de água, e quando ficar na dúvida se vai ou não beber um copo de água conforme o planejado, lembre como a água é importante para a sua saúde e para o seu corpo.  

Postagens mais visitadas deste blog

Icehot lança novo modelo de estação de hidratação

Icehot lança estação de hidratação para eventos

Icehot expande mercado de soluções para hidratação em espaços públicos para fora do estado