DIA DO MEIO AMBIENTE


Conheça a solução que já reverteu mais de 400 mil litros de água potável em locais públicos

Quantidade expressiva é fornecida por equipamentos instalados em cidades gaúchas com o intuito de disponibilizar água, quente e gelada, e evitar o desperdício

A conscientização para a prática de iniciativas sustentáveis vai desde o ensino na pré-escola até inovações concebidas com o propósito de melhorar o cotidiano em locais públicos – e, de forma especial, reduzir o desperdício de água em instalações precárias.

Uma startup gaúcha lançou, a pouco mais de um ano, um equipamento que não apenas fornece água potável à população, mas também atua de forma a controlar a perda de um dos bens mais preciosos para a vida no planeta Terra.

A empresa Icehot conta com 20 equipamentos instalados em 12 municípios do Rio Grande do Sul – e, desde abril de 2018, os totens já distribuíram aproximadamente 420 mil litros de água às comunidades locais. 

Como uma espécie de bebedouro, os Icehot’s possuem um sistema que filtra a água e disponibiliza-a de forma quente, à 85º graus, e gelada, à 5º.

Além disso, os equipamentos contam com um dispositivo que permite a hidratação aos pets – com uma vasilha localizada na parte inferior que pode ser ativada pelos donos e, assim, fornecer água aos bichinhos de estimação.

A iniciativa também se mostra ainda mais benéfica pois utiliza-se do preceito da parceria público-privada em prol do bem-comum: os equipamentos não necessitam de investimentos públicos para instalação, pois a Prefeitura local arca somente com o fornecimento de energia elétrica e água para o funcionamento.

Os mantenedores dos mobiliários urbanos são marcas patrocinadoras que divulgam no próprio equipamento – pois esse possui uma tela digital na parte lateral, permitindo a prospecção de anúncios. A manutenção também é feita pela empresa – garantindo o controle do desperdício e a qualidade da água. 

“Mais Icehot, menos garrafas”

O slogan estampado nos equipamentos evidencia o principal viés da proposta.

Mesmo que haja a necessidade de manutenção por meio das mídias anunciantes, a ideia surgiu pela motivação em oferecer à população um serviço que é essencial à vida, melhorar as condições de locais públicos – nem sempre atendidos com o devido zelo pelo poder público – e auxiliar na conscientização sobre a redução do uso de garrafas pet, um dos grandes vilãos do meio ambiente.

“A nossa maior satisfação é colocar em prática essa iniciativa e receber o feedback positivo das pessoas por toda a parte. Ter a possibilidade de contribuir, de alguma forma, com o cuidado do nosso bem mais precioso não tem preço”, destacam os idealizadores, Samuel Panta e Alex Oliveira.

Saiba mais sobre a iniciativa

A Icehot foi idealizado em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, e instalou o primeiro equipamento na cidade de Venâncio Aires – local simbólico por ser a Capital Nacional do Chimarrão. A startup tem em Santa Cruz do Sul a maior quantidade de mobiliários, com cinco unidades.

Além disso, possui a versão Icehot Move, que pode ser deslocada para eventos. Mais informações sobre as facilidades dos totens podem ser obtidas pelo site www.icehot.net.br.


DIA DO MEIO AMBIENTE DIA DO MEIO AMBIENTE Reviewed by Barbara Ribeiro on junho 05, 2019 Rating: 5