Porque se hidratar bem é tão importante pra saúde?

O Brasil é um país quente na maior parte do ano, isso gera uma necessidade ainda maior de hidratação, mas infelizmente, grande parte das pessoas não bebem nem 1 litro de água por dia, uma quantidade muito menor que o ideal pra saúde.


Primeiro, porque nosso corpo precisa de água? 
Todas as atividades fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo precisam de água, a distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. 

Além disso, nosso cérebro, intestino, músculos e até nossa pele, tudo precisa de água para funcionar corretamente, pois ela faz o transporte dos nutrientes. 

Porém o nosso corpo não produz água, e gasta água pra tudo, por isso, para manter seu bom funcionamento, precisamos repor água constantemente. 

Para você ter uma ideia, nosso corpo elimina naturalmente cerca de 2,6 litros de água por dia, daí se pergunte, como fica a saúde de uma pessoa que bebe apenas 1 litro por dia? 

E caso não fazemos esse reabastecimento, aos poucos ele vai apresentando falhas, dando sinal que precisamos se hidratar. 

Então respondendo a pergunta, porque nosso corpo precisa de água? PARA FUNCIONAR CORRETAMENTE

Por isso, manter uma boa hidratação é fundamental para a saúde! 



Como uma boa hidratação impacta a nossa saúde?

- Melhora a circulação do sangue 
- Melhora o funcionamento dos nossos rins (responsáveis pela filtragem do sangue) 
- Melhora o funcionamento do nosso cérebro, 75% desse órgão é água, e ele é um dos órgãos que mais gasta energia, pois está ligado ao bom funcionamento de tudo em nosso corpo, uma pessoa que se hidrata pouco, tem até o funcionamento do seu cérebro afetado, causando déficit de atenção, problemas de memória, dor de cabeça, confusão mental e outros sintomas… 


Como saber se estou desidratado? 
Muitas pessoas sentem os sintomas e não fazem ideia que é por falta de água,  cansaço, fadiga, fome excessiva,  falhas no sistema circulatório, mau funcionamento dos rins,  intestino preso,  retenção de líquidos, déficit de atenção e memória, mau hálito, baixo desempenho físico,  câimbras e pele ressecada.


Além dessas importantes funções desempenhadas pela água no nosso organismo, ela também relaciona-se com uma melhora no desempenho de atividades intelectuais. 

Um estudo realizado na Grã-Bretanha observou 447 estudantes de psicologia que estavam realizando uma prova. 

Ele verificou que aqueles que levaram água para a realização dos exames saíram-se melhor do que os que não o fizeram. 

Os pesquisadores envolvidos nesse estudo afirmam que esse resultado pode ser explicado, por exemplo, pelo fato de a água reduzir a ansiedade, o que favoreceu uma melhor realização da prova. 


E qual é a quantidade ideal de água por dia? 

A teoria dos 2 litros por dia foi criada em 2014, pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, isso se pensava a quase 10 anos atrás! 

Em 1940 nos EUA, o Comitê de Nutrição e Alimentos criou a teoria que precisamos tomar 8 copos por dia. (complicado porque cada um tem um copo diferente😅) 

Porém as 2 são ultrapassadas, pois desconsideram o fato de sermos diferentes, termos hábitos alimentares diferentes, idades, peso, então é um risco definimos um padrão igualitário na quantidade de água. 

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (especialidade médica do sistema urinário) surgiu com uma teoria que indica uma quantidade por quilo corporal, indicando em média 35 ml por quilo. 

Então uma pessoa com 80 kgs precisa 2,8 litros por dia, enquanto alguém com 65 kgs precisa 2,3 litros por dia aproximadamente. 

Para calcular, basta multiplicar o seu peso por 0,035 (80 x 0,035 = 2.8) 


Então agora que ficou claro a importância da hidratação, lembre de ter sempre com você uma garrafa para poder beber bastante água.😄
Porque se hidratar bem é tão importante pra saúde? Porque se hidratar bem é tão importante pra saúde? Reviewed by Alex Oliveira on setembro 22, 2021 Rating: 5