Startup Gaúcha instala estações de hidratação no primeiro bairro público inteligente do Brasil

 Icehot, empresa de Bento Gonçalves, é uma das seis do país autorizadas a instalar, testar e validar suas inovações no Vila A Inteligente de Foz do Iguaçu, no Paraná.

A empresa bento-gonçalvense Icehot está entre as pioneiras em tecnologia de ponta do Brasil a se instalarem no primeiro bairro público inteligente do país, um local de experimentação de novos equipamentos alinhados com a modernidade. O Vila A Inteligente, da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu duas estações de hidratação para fornecimento de água quente e gelada para as pessoas, água para pets e aspersor de água para refrescar quem faz caminhada ou pedala na área do parque. O bairro foi equipado com estações inteligentes, um avanço desenvolvido pela Icehot que permite, por exemplo, o acionamento com uso de sensores por aproximação, sem a necessidade de tocar na estação.

Além disso, é dotada de iluminação, o que facilita a utilização noturna e reúne dados estatísticos que permitem fazer uma análise da eficiência e uso. É possível saber quantas pessoas utilizaram a estação, em um determinado período, o que isso representa em quantidade de garrafas plásticas economizadas, e quantas vezes foram acionados cada benefício – água quente, gelada, para os pets e o aspersor. No período compreendido entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março, os primeiros dados coletados por uma estação de hidratação inteligente indicam o consumo de 4,3 mil litros de água e a economia de 7,6 mil garrafas plásticas.


IMPORTANTE

- Nos primeiros sete dias foram consumidos 4.671 litros de água, o que gera uma redução de 8.476 garrafas plásticas.

- As duas estações foram usadas 39.412 vezes, nestes sete dias, uma média de 5.630 utilizações por dia.

  

NA PANDEMIA

Outra frente importante da empresa foi o desenvolvimento de estações que disponibilizam álcool em gel para ser usado pelas pessoas como forma de prevenção ao coronavírus. A iniciativa da Icehot é chamada de Icegel, e o álcool é distribuído de forma gratuita. O acionamento é por pedal – maneira adotada para evitar os riscos de contágio – e cada estação disponibiliza cerca de um litro de álcool por dia, suficiente para 1,5 mil aplicações. Em uma semana – período de autonomia do equipamento antes do reabastecimento – são aproximadamente 10,5 mil acionamentos para higienizando das mãos de um volume significante de pessoas.


PARA SABER

A Icehot, de Bento Gonçalves, é uma das primeiras seis empresas autorizadas a instalar, testar e validar suas tecnologias no Vila A Inteligente, o primeiro bairro inteligente. No local, a inovação dos sócios e fundadores da empresa, Alex Oliveira e Samuel Panta, fornece água potável gelada ou quente, para pets, e para refrescar por meio de aspersores, para moradores e turistas, especialmente para quem utiliza o parque para exercícios físicos.

A estação tem sensores que permitem acionamento sem toque, controle de dados, comportamento de uso e monitoramento da vazão de água – soluções já implementadas em outras estações da Icehot espalhadas pelo estado e, agora, além das fronteiras gaúchas.

A Icehot iniciou como startup e foi idealizada pelos empreendedores Samuel Panta e Alex Oliveira. O primeiro equipamento foi instalado em Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, em 2018. Desde então a empresa se destaca pela constante inovação, desenvolvendo estações de hidratação específicas para espaços públicos.


AS ESTAÇÕES

- São de alta durabilidade, mesmo em áreas externas, de 5 a 8 anos.

- Representam investimento público que todos podem aproveitar e usar diariamente por muitos anos.

- Proporcionam economia de dinheiro e tempo porque não exigem manutenções frequentes.

- Disponibilizam água de maneira segura, higiênica, de modo que as pessoas podem usar sem medo.

- Contribuem para a saúde pública já que uma população saudável e bem hidratada gera menos despesas ao município.

- Cria hábitos sustentáveis ao incentivar a redução no uso de garrafas plásticas.


Mais informações sobre a empresa e as estações de hidratação podem ser obtidas no site www.icehot.net.br ou nas redes sociais, @icehotbrasil.





Startup Gaúcha instala estações de hidratação no primeiro bairro público inteligente do Brasil Startup Gaúcha instala estações de hidratação no primeiro bairro público inteligente do Brasil Reviewed by Exata on março 07, 2022 Rating: 5